terça-feira, 27 de agosto de 2013

A fé como fator emocional positivo para saúde

Ter uma orientação espiritual é importantíssimo para se desenvolver a fé. Fé é a firme certeza de fatos que se esperam e a convicção das coisas que não se veem. A partir daí cada um pode entender que temos diferentes medidas de fé, pois somos diferentes. A fé nos ajuda quando tudo parece perdido. 
Traz confiança e o alívio da certeza de que tudo vai dar certo. Isto diminui o estresse emocional, pois jogamos fora nossas angústias quando se tem fé. Esta atitude alivia a carga sobre os nossos ombros, pois confiamos que o ser Criador está no controle de nossas vidas e que cooperamos com Ele, assumindo atitudes reais e positivas.

A força da fé é reveladora e nos capacita a coisas que até então julgávamos impossíveis.

Todos têm fé. A maioria tem a fé racional: você sabe que hoje é dia quatro. Então amanhã será dia cinco. Eu vou sair de casa dirigindo o carro. Então se eu ligar a ignição do carro, ele funcionará e eu sairei de casa.

Nós agimos pela fé o tempo todo, ainda mais com o avanço da tecnologia que nos dá muitas opções de certeza de que um aparelho vai funcionar que uma ligação ou conexão se efetuará. A fé sobrenatural é diferente. Ela alcança coisas que aparentemente seriam difíceis ou até mesmo impossíveis de se ver realizada.

Mas atenção: fé não é ficar ansioso pelo resultado esperado. Mas descansar no seu Criador, na certeza de que tudo vai dar certo, e relaxar, confiando na intervenção divina.

A orientação espiritual nos aproxima de grupos que confessam a mesma fé, além de dividir experiências. Isto também ajuda a completar o homem como um todo, pois trabalha coração e mente. O líder espiritual consciente conduz de maneira amorosa, desinteressada, equilibrada e sem fanatismos os seus fiéis, qualquer que seja a crença.

O mentor espiritual desenvolve na sua membresia o ato de doar de si mesmo para ajudar o necessitado e isto nos conforta o coração e nos traz a semelhança de quem nos criou através do Seu nobre sentimento do amor.

Líderes espirituais têm que mostrar exemplo, pois são muito cobrados por estarem em foco. Mas eles também devem ser treinados para apontar o caminho para amar ao próximo, de se aproximar da figura criadora e de deixar tudo por conta deste Criador que certamente nos fará o melhor enquanto seguimos em frente. E este é o nosso papel: seguir em frente confiante.

A boa orientação espiritual ensina a preservar nosso corpo e mente, ajuda a olhar o nosso ser interior e onde devemos melhorar como seres humanos. A boa orientação espiritual não deseja mal, não humilha e não se porta com arrogância.

Mentira, bajulação, ódios, ressentimentos, mágoas, subornos, adultérios, corrupções, obsessões, compulsões e vícios de qualquer espécie não podem estar presentes em quem recebe uma boa orientação espiritual e quer ter seu Criador em sua vida e habitando em seu coração. A prática destas coisas negativas deve ser eliminada e é nossa responsabilidade cuidar para que tudo isso seja eliminado.

O desenvolvimento espiritual revela que estas coisas corrompem o homem interior e logo se manifestam no homem físico. Assim, o corpo adoece. É o salário de sucessivos erros. Desenvolver valores morais baseados na boa prática espiritual ajuda a equilibrar o homem em situações de adversidade.

E tenha certeza: nosso Criador está sempre pronto a nos perdoar e esquecer tudo quando, humildemente, reconhecemos e confessamos nossas falhas. Recomeçamos uma nova etapa e nas lutas que passamos temos um aliado imbatível, que estará sempre conosco quando afastamos os erros de nossas vidas.

Vários trabalhos científicos apontam que quando se tem fé e uma boa orientação espiritual, as pessoas ficam menos doentes, se curam mais rapidamente e desenvolvem grande otimismo ao seu redor. Realmente alguma coisa diferente acontece no corpo quando se tem fé e uma boa orientação espiritual. Por isso é aconselhável desenvolver cada um a sua espiritualidade.

A preocupação excessiva com o trabalho diário e a crença de que resolveremos tudo na força do nosso braço cooperam para nosso afastamento do Divino.

A espiritualidade se desenvolve quando reservamos tempo para termos nossa conversa íntima com nosso Criador, pedir suas misericórdias e graça, proteção, saúde, bem estar físico, material e familiar.

Existem barreiras para esta aproximação: a preocupação com as tarefas diárias, não querer abandonar práticas condenáveis, ter o coração cheio de ódio, mágoa ou ressentimento. Mas tudo se torna muito diferente para nós quando colocamos nosso Criador em primeiro lugar, até à frente de nós mesmos.

As pessoas se sentem incapazes de eliminar suas imperfeições, mas aqueles que querem realmente ter uma vida transformada abrem mão de qualquer coisa repugnante para viver uma vida espiritual frutificada, cheia de vitórias e conquistas.

O melhor de tudo é que se reconhecermos nossas imperfeições e pedirmos para o Criador nos aperfeiçoar e nos ajudar a parar com determinadas atitudes, este ato de humildade é imediatamente correspondido por Ele e nós podemos nos aperfeiçoar em Sua presença.

Desenvolva uma vida espiritual e tenha uma vida saudável.


Fonte: vivasemcancer

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Demonstra o carinho que teve ao me visitar.
Então, deixe seu comentário, vai... Beijos