Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos devem ser vacinados na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Campanha será realizada de 15 a 26 de abril, sendo o dia 20 como o Dia de Mobilização Nacional.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Essa imunização constitui um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os profissionais de Enfermagem estarão atuantes para garantir a imunização desse público que soma 39,2 milhões de pessoas em todo o país e 1,5 milhão em Santa Catarina.
A novidade neste ano é a inclusão das mulheres em puerpério (45 dias após o parto) no público-alvo, uma vez que este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e ajuda a proteger o bebê. Além disso, os doentes crônicos terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Orientações para Doentes Crônicos
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
Fonte: corensc
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante pra mim.
Demonstra o carinho que teve ao me visitar.
Então, deixe seu comentário, vai... Beijos