domingo, 14 de novembro de 2010

Elementos de Halloween


Trick or Treat? A pergunta é conhecida na Inglaterra e nos Estados Unidos e sua tradução - doce ou travessura? - já se incorporou ao Halloween brasileiro. As crianças, fantasiadas de monstros, bruxas e vampiros, batem nas casas dos vizinhos perguntando: doce ou travessura? Se o vizinho estiver preparado, distribui doces. Se não... aí é bagunça na certa!
Jack-o-lantern é a assustadora porém simpática abóbora que tem olhos, nariz e boca. Faz parte do folclore irlandês. Diz a lenda que um homem chamado Jack, trapaceiro e que costumava fazer brincadeiras satânicas, um dia conseguiu enganar o diabo e o prendeu em uma árvore. O demônio não queria ficar preso e Jack queria lucrar com seu feito. Foi então que Jack e o Diabo selaram um pacto: o demônio nunca o incomodaria ou atormentaria e em troca seria solto.
O tempo passou e Jack morreu. No céu não o quiseram, pois ele havia feito um pacto com o demônio. Mas o inferno também se recusou a recebe-lo, afinal ele tinha enganado o Diabo. A Jack então foi dada uma vela, para iluminar seu caminho na fria escuridão. Mas como fazer a vela durar toda a eternidade? Jack não se intimidou: colocou a vela acesa dentro de um nabo com pequenos furos para dar passagem à claridade.
Quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos e encontraram as abóboras, não titubearam em substituir o nabo - e assim a abóbora é até hoje o símbolo maior do Halloween. Usado pelo povo para indicar aos espíritos o caminho até o outro plano, Jack-o-lantern é também uma forma de agradecimento pela colheita.


Caldeirão - Representa a essência da fertilidade. É dentro dele que as coisas se transformam: o grão se torna alimento, a raiz vira remédio. É nele que as bruxas preparam feitiços, poções e acendem o fogo para os rituais.


Vela - indica os caminhos para os espíritos de outro plano astral. No Halloween são usadas nas cores roxa, preta e laranja.
Vassoura - Símbolo do poder feminino, é capaz de limpar o ambiente de energias negativas. É importante ficar atento, pois uma vassoura de Halloween não varre o chão. Aliás, sequer deve tocá-lo. Ela serve para varrer as más energias. Clique aqui e aprenda a fazer a sua vassoura!
Máscaras - personificam os espíritos, os enviados de outros planos.
Chapéus pontudos - Símbolo de hierarquia sacerdotal entre as bruxas.
Monstros - simbolizam as transformações. É uma forma de colocar para fora tudo aquilo que não serve mais, de tirar de dentro de si tudo aquilo que está velho. E então abrir lugar para o novo.
Coroas e bastão - símbolo de autoridade e comando, de realeza, de elevado nível cósmico.
Varinha mágica - Instrumento direcionador de energias, com ela as bruxas são capazes de invocar os deuses e de penetrar em outros planos astrais.
Cajado - Simboliza a sabedoria e o desligamento do que é material.

Animais

Gato preto - Símbolo da capacidade de meditação e de recolhimento espiritual. É um animal de elevada autoconfiança, independente, que preza sua liberdade e vive em plena harmonia com o universo. Era visto sempre ao lado de uma feiticeira, e acreditava-se que este mascote era uma bruxa disfarçada.
Morcego - Símbolo da clarividência. Não necessitam da visão ocular, e por isso representam a visão além das aparências e são capazes de captar as energias.
Coruja - Símbolo da paciência. Representa a capacidade de reflexão diante das dificuldades e lucidez para encontrar saídas.
Sapo - Símbolo lunar, fortemente ligado ao poder da sabedoria feminina.
Aranha - é símbolo que representa o destino e as diferentes formas como ele se apresenta a nós. Sua teia representa o meio e a força necessária para seguir em frente.

Cores

Roxo - Representa o equilíbrio, e por isso é a cor da magia ritualística.
Preto - Cor dos mestres. Usada nas vestes de magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.
Laranja - Cor da vitalidade e força, capaz de anular a vampirização de energia.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Demonstra o carinho que teve ao me visitar.
Então, deixe seu comentário, vai... Beijos