sexta-feira, 11 de junho de 2010

ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA ON LINE

Em época de Copa, que tal um bafo-bafo on-line?
       Álbum de figurinhas com os jogadores do Mundial migra do papel para a internet


 Internautas colecionam figurinhas da Copa na tela do computador
(Crédito: Divulgação) 

O tradicional álbum de figurinhas da Copa do Mundo Fifa ganhou este ano uma versão virtual. No site Fifa.com o internauta pode gerenciar o seu livro ilustrado colando figurinhas e trocando as repetidas com os amigos ou com usuários da web de todo o planeta.
Na rede, o uso de interatividade torna o processo bem mais simples do que nos álbuns tradicionais. Não é à toa que logo no primeiro ano do troca-troca virtual um número bastante significativo de internautas tenha aderido à brincadeira. Afinal, conseguir figurinhas no ambiente digital é algo muito mais democrático e interessante. Os pacotinhos são gratuitos e o internauta recebe três deles diariamente, fora as figurinhas bônus que ficam escondidas nas diversas áreas do site. Vez ou outra, surgem também os chamados "códigos secretos" (palavras-chave que proporcionam mais cinco cromos).

O site é de fácil navegação. O colecionador tem acesso ao seu livro ilustrado através de um login e senha criados na primeira visita. Depois disso basta sair rasgando os pacotinhos com cliques do mouse, colar seus cromos nos respectivos lugares, criar grupos de trocas de figurinhas ou trocá-las com usuários desconhecidos. “O que mais gosto no álbum virtual é o fato de poder trocar figurinhas, seja com conhecidos ou desconhecidos. Caso nenhum dos integrantes do meu grupo de trocas possua o cromo de que necessito, posso encontrá-lo em qualquer parte do mundo. Além disso, a área de trocas tem uma caixa de bate-papo que uso para conversar e trocar figurinhas com um amigo de infância que mora na África do Sul. Trocávamos figurinhas de verdade quando crianças, hoje trocamos figurinhas virtuais. É muito interessante”, diz Thays Cabral Curty de Souza, estudante de Direito.

À caça dos códigos

As redes sociais também se renderam às figurinhas on-line. No Orkut – plataforma de relacionamentos mais utilizada no país – existem várias comunidades com o intuito de promover o troca-troca, a maior delas formada por mais de 60 mil membros. “O mais legal é poder informar aos outros colecionadores sobre novos códigos secretos para conseguir figurinhas. Assim que comecei minha coleção utilizava muito o Orkut para isso. Funcionava como um painel onde eu descobria como encontrar mais cromos”, diz o lojista Eduardo Vianna.

Como se não bastassem todas as vantagens, recentemente o site noticiou que os usuários que completarem seus álbuns até o dia 16 de julho participarão de sorteios de prêmios relacionados ao Mundial.

Há poucos dias da estreia do Brasil na Copa, tem muita gente que já sabe de cor os nomes dos principais craques de todas as seleções. São os colecionadores que, ou estão atrás desses cromos, ou têm vários deles na área das imagens repetidas em seus álbuns on-line. Afinal, figurinhas repetidas existem, mesmo no mundo virtual.

Saiba mais sobre a Copa na web, aqui.


Colaboração de Marlon Eduardo Faria

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Demonstra o carinho que teve ao me visitar.
Então, deixe seu comentário, vai... Beijos